HOME FEEDBACK

Bastidores: Lula enfrenta saia justa com denúncia contra Juscelino e expectativa é que ministro peça pra sair

Governo enfrenta dilema sobre permanência do ministro das Comunicações após denúncia de suposto desvio de recursos. Lula deve tomar decisão após retornar de viagem, mas pressão sobre o afastamento aumenta.

Governo avalia afastamento do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, do União Brasil, após denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre suposto desvio de recursos de emendas parlamentares.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não decidiu e deve esperar seu retorno de uma viagem a Honduras para tomar uma atitude. Auxiliares sugerem que Juscelino peça demissão para evitar constrangimentos.

Lula chegou a considerar não dispensar o ministro para evitar atritos com o União Brasil, aliado no Congresso, e com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que indicou Juscelino para o ministério.

Apesar das denúncias, Lula está satisfeito com o desempenho de Juscelino, especialmente no evento "o Brasil dando a volta por cima", onde foi anunciado o sistema da nova TV 3.0.

Uma fonte do governo apontou que, para recuperar popularidade, Lula não pode manter um ministro sob suspeita. Tecnicamente, Juscelino não é réu até a aceitação formal da denúncia pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

No passado, Lula defendeu o princípio da presunção de inocência, mas agora acredita que o ministério de Juscelino não pode continuar. A defesa do ministro negou as irregularidades e expressou confiança na Justiça.

Leia mais em valoreconomico