HOME FEEDBACK

Bancos públicos emprestam a 2,5% ao mês no novo consignado, diz Haddad

Haddad destaca que a concorrência entre bancos pode reduzir ainda mais as taxas de juros do novo programa de crédito. Reclamações nas redes sociais apontam que as taxas estão acima do esperado, gerando desconforto entre os usuários.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta 2ª feira (7.abr.2025) que bancos públicos estão oferecendo empréstimos com taxas de juros de 2,5% ao mês no programa Crédito do Trabalhador, destinado a quem possui carteira assinada.

Haddad afirmou que com a concorrência dos bancos privados, as taxas podem aumentar ainda mais. Ele se pronunciou durante evento com o presidente Lula em Cajamar (SP).

No entanto, houve reclamações nas redes sociais sobre o programa, iniciado em 21 de março. Alguns usuários alegam que as taxas são altas e criticam o programa por “beneficiar os bancos”.

Haddad ressaltou que a nova linha de crédito permite ao banco reduzir as taxas, mencionando que a média do Banco Central para operações de crédito consignado é de 2,92% ao mês. O ministro também incentivou a população a usar a medida com responsabilidade, sugerindo trocar dívidas caras por mais baratas.

Para acessar o crédito, o trabalhador deve fazer uma simulação no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. As propostas de empréstimo são enviadas em até 24 horas, e cada trabalhador pode realizar apenas uma solicitação por vez.

Além disso, a operação estará disponível nas plataformas digitais e agências dos bancos a partir de 25 de abril.

Leia mais em poder360