Banco Pan é multado em R$ 13 milhões por descumprir bloqueio de telemarketing
Multa imposta reflete a gravidade da violação dos direitos dos consumidores. Banco Pan já recebeu milhares de queixas relacionadas a telemarketing excessivo.
Procon-SP multou o banco Pan por realizar ligações de telemarketing a consumidores cadastrados na plataforma Não Me Ligue, que impede esse tipo de chamada.
A multa de R$ 13.522.436,17 foi baseada no porte financeiros da empresa e na gravidade da infração. O banco atingiu 31,5 milhões de clientes ao final de 2024 e pode recorrer da sanção.
Em resposta à Folha, o banco afirmou que não comenta processos em andamento e reafirmou seu respeito aos clientes, disponibilizando atendimento em diversos canais.
Nos últimos 12 meses, o Reclame Aqui registrou 1.943 queixas relacionadas a telemarketing, com relatos de chamadas incessantes.
Uma residente de Campinas (SP) manifestou sua frustração: "Estou com dificuldade de trabalhar e de dormir... não sei mais qual ligação devo atender."
Um usuário de Várzea Grande (MT) relatou receber mais de 15 ligações por dia do banco.
Para se cadastrar na plataforma de bloqueio, acesse naomeperturbe.com.br e preencha o formulário de inscrição.
O programa foi criado pela lei nº 13.226/2008 para proteger a privacidade dos consumidores que não desejam receber ofertas de telemarketing.
Nas redes sociais, usuários continuam a se queixar das ligações recebidas do banco.