Bancada do PT diz que tarifa de Trump é “chantagem inaceitável”
PT critica tarifas dos EUA como chantagem e agressão à soberania do Brasil. A bancada promete pressionar pela cassação do deputado Eduardo Bolsonaro por sua atuação favorável às sanções.
Governo dos EUA impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros
A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados classifica a medida como “chantagem inaceitável”.
Em nota, o líder do PT descreveu a decisão como uma “medida político-econômica de agressão à nossa soberania nacional”.
O líder afirmou que a ação foi realizada “sem diálogo, sem negociação, sem diplomacia e sem base legítima na balança comercial entre os dois países”.
A nota da bancada menciona que a nova tarifa é utilizada “como arma para forçar o país a anistiar golpistas e traidores da Pátria”.
Alguns produtos, como derivados de celulose, petróleo, polpa e suco de laranja, aeronaves civis e fertilizantes, ficaram isentos da tarifa.
A bancada do PT considera a imposição das tarifas relacionada à sanção contra o ministro Alexandre de Moraes via Lei Magnitsky, descrevendo-a como uma ação “imperialista, extraterritorial e ilegal”.
Além disso, afirma que irá pressionar pela cassação do mandado de Eduardo Bolsonaro (PL—SP), que está nos EUA, por admitir ter atuado junto a autoridades norte-americanas.
“Protocolamos diversos pedidos de cassação e de afastamento cautelar do mandato de Eduardo Bolsonaro no Conselho de Ética”, conclui o líder Lindbergh Farias na nota.