B3 suspende Springs Global (SGPS3), dona da MMartan e Artex, do Novo Mercado; entenda
B3 suspende Springs Global do Novo Mercado por descumprimento de normas de governança. A empresa, em recuperação judicial, poderá recorrer da decisão em até 15 dias.
A B3 suspendeu a Springs Global do Novo Mercado, segmento de alta governança, por tempo indeterminado.
Advertências foram aplicadas aos integrantes do Conselho de Administração por descumprimento de normas, que é um contrato privado entre a bolsa e as empresas de capital aberto. Tanto a companhia quanto os conselheiros podem recorrer.
A Springs Global é uma joint venture entre Coteminas e uma empresa americana, atuando também na Argentina. Está em recuperação judicial e possui marcas como MMartan, Artex e Casa Moysés. As ações (SGPS3) foram negociadas pela última vez em 15 de agosto do ano passado.
A suspensão não está ligada à situação financeira da empresa, mas a descumprimentos do regulamento do Novo Mercado, como a ausência de conselheiros independentes e a não instalação do Comitê de Auditoria.
Segundo a B3, o regulamento exige que o Conselho de Administração tenha, no mínimo, dois conselheiros independentes ou 20%, além da instalação do Comitê de Auditoria.
A empresa e seus conselheiros têm 15 dias corridos para recorrer da decisão. Com a suspensão, a Springs Global permanece listada na B3, mas não pode usar o selo do Novo Mercado e deve seguir todas as regras do segmento especial.