HOME FEEDBACK

Avião da Azul retorna a Viracopos após colisão com ave

A aeronave retornou ao aeroporto após a colisão com a ave logo após a decolagem. O incidente evidencia a frequente ocorrência de "bird strikes" na aviação brasileira, que impacta diretamente as operações das companhias aéreas.

Avião da Azul retorna a Campinas após colisão com ave

Um avião da Azul Linhas Aéreas precisou retornar ao Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas (SP) na tarde de terça-feira (8.abr.2025) devido a um bird strike logo após a decolagem.

A aeronave, um Embraer 195 de matrícula PR-AXH, realizava o voo AD-4204 com destino ao Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro (RJ). O acidente ocorreu minutos após a decolagem, por volta das 14h30, quando os pilotos, abaixo de 7 mil pés de altitude, identificaram o impacto e iniciaram o retorno.

O pouso foi realizado com a assistência do Corpo de Bombeiros ao lado da pista. A companhia aérea foi contatada e vai atualizar a reportagem assim que possível.

No sábado (5.abr.2025), outros dois aviões da Latam também colidiram com pássaros durante aterrissagens no Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo, com menos de 50 minutos de diferença entre os incidentes. A Latam garantiu que “as aeronaves pousaram em total segurança”.

O Brasil registra uma média de 2.100 bird strikes por ano, ou cerca de 6 episódios por dia. Embora raramente resultem em acidentes, há registros de atrasos e interrupções de operações.

Esses incidentes causaram revolta entre executivos do setor aéreo devido ao alto índice de judicialização. A Abear informa que ocorre 1 processo a cada 0,52 voos no Brasil, comparado a 1 a cada 2.585 viagens nos EUA.

Leia mais em poder360