Avenue aposta em ETFs com regulação europeia, de olho em vantagem fiscal e sucessória
Avenue lança 30 novos UCITS ETFs, trazendo vantagens fiscais e de acumulação de dividendos para investidores brasileiros. Os produtos, que replicam índices conhecidos, estarão disponíveis para negociação em Londres a partir de agosto.
A Avenue lançará uma nova “prateleira” de ETFs sob a legislação europeia UCITS, que estabelece um padrão para fundos na União Europeia.
Os novos UCITS ETFs serão dolarizados e oferecerão produtos equivalentes aos ETFs americanos da corretora, que tem o Itaú como sócio.
A principal diferença, segundo Alexandre Artmann, diretor de operações, está nas vantagens fiscais e sucessórias, potencializando os ganhos para investidores com patrimônio internacional.
Os principais benefícios incluem:
- Possibilidade de acumulação de dividendos (sem imposto imediato).
- Proteção contra cálculo de sucessão nos EUA, evitando alíquotas de até 40% sobre ativos acima de US$ 60.000.
Avenue terá inicialmente 30 UCITS ETFs, que são a primeira oferta dessa categoria para brasileiros com ativos no exterior, todos negociados em Londres.
A estreia está prevista para a primeira quinzena de agosto. A companhia também planeja expandir a oferta para outras moedas, dependendo da demanda.
Artmann alerta que os novos ETFs têm menor liquidez e horários diferenciados de negociação, mas são mais eficientes para o investimento a longo prazo.
O lançamento visa fidelizar a base de mais de 1 milhão de contas da Avenue, que foi fundada em 2018.
A Avenue tem se diversificado, oferecendo também produtos como bonds corporativos de países do G7, além de ETFs. Em junho, anunciou a inclusão de 140 novos bonds.