Autoridades brasileiras lamentam a morte do Papa Francisco
Morte do Papa Francisco provoca homenagens e reflexões sobre seu legado de acolhimento e justiça social. Líder mundial, ele deixou um impacto significativo na Igreja e na sociedade contemporânea.
Morte do Papa Francisco
O Papa Francisco, falecido nesta segunda-feira, 21, às 2h35 em sua residência, a Casa Santa Marta, foi amplamente lamentado por autoridades brasileiras.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou sua tristeza, destacando que a humanidade perde uma "voz de respeito e acolhimento ao próximo".
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ressaltou a coragem do Papa e sua pregação de respeito e caridade, unindo-se em solidariedade à comunidade católica.
O presidente da Câmara, Hugo Motta, destacou que Francisco foi um líder marcante que promoveu transformações e o símbolo do diálogo e inclusão.
O ministro do STF, Flávio Dino, compartilhou uma foto com o Papa, afirmando sua importância na história da Igreja Católica e seu papel como "Estadista da Fraternidade".
O Procurador-geral da República, Paulo Gonet, elogiou a fé e a defesa da dignidade humana por parte do Papa, afirmando que seu legado é de amor e esperança.
Quem foi o Papa Francisco
- Nascido Jorge Mario Bergoglio em Buenos Aires, foi o primeiro Papa da América Latina, eleito em 2013.
- Bergoglio foi bispo auxiliar em 1992 e cardeal em 2001.
- Adotou o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis.
- Implementou reformas na Igreja e abordou questões sociais e ambientais de forma progressista.
- Combatido corrupção no Vaticano e crimes sexuais no clero.
- Aumentou a transparência nas contas do Vaticano e diversificou a hierarquia da Igreja.