Atividades de turismo crescem o dobro do setor de serviços nos 12 meses até maio, diz IBGE
O setor de turismo continua sua recuperação sólida, superando o crescimento geral dos serviços. Apesar da leve queda em maio, o turismo permanece acima dos níveis pré-pandemia.
Crescimento do Turismo em 12 Meses
Nos 12 meses até maio, o setor de turismo cresceu 6%, o dobro do observado no setor de serviços, que teve uma taxa de 3%, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE.
Em maio, houve uma queda de 0,7% no turismo, após alta de 3,2% em abril. No mesmo período, a média dos serviços variou 0,1% e 0,4%, respectivamente.
O indicador de atividades turísticas inclui 22 dos 166 serviços da PMS, abrangendo ramos como hotéis, transporte (aéreo e rodoviário), agências de viagens e restaurantes.
Rodrigo Lobo, responsável pela pesquisa, destacou que “a atividade turística opera 12,4% acima do patamar pré-pandemia e só 1,1% abaixo do pico histórico em dezembro de 2024.”
Em comparação a maio de 2025, o turismo teve 12 meses consecutivos de alta, com crescimento de 9,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Os principais impulsionadores desse crescimento foram:
- Transporte aéreo de passageiros
- Hotéis
- Serviços de bufê
- Reservas de hospedagens
O segmento de turismo se beneficia do momento positivo do mercado de trabalho, com aumento de renda e redução de desemprego.