HOME FEEDBACK

Ataques no centro da Nigéria deixam quase 50 mortos

Ataques em áreas de conflito na Nigéria resultam em 47 mortes e 22 feridos. A violência étnica e religiosa, exacerbada por disputas de terras, continua a ameaçar a segurança da região.

Quase 50 pessoas morreram em dois ataques na noite de domingo (13) no centro da Nigéria, conforme informado à AFP na segunda-feira (14).

A violência ocorre em um contexto de conflitos étnicos e religiosos agravados por disputas de terras entre pastores fulanis, muçulmanos e agricultores cristãos.

Um representante da Cruz Vermelha confirmou 47 mortes e 22 feridos, que foram levados ao hospital. Também foram reportadas cinco casas queimadas.

Os ataques ocorreram em Zike e Kimakpa, dez dias após outro ataque que deixou 40 mortos na região do estado de Plateau.

Danjuma Dickson Auta, da Associação de Desenvolvimento do Povo Irigwe, e Dorcan John, morador de Zike, relataram que agressores não identificados abriram fogo indiscriminadamente.

A ONG Anistia Internacional condenou os assassinatos e pede ao presidente nigeriano Bola Tinubu a formação de uma comissão independente para investigar as falhas nas agências de segurança.

O aumento populacional e mudanças climáticas estão afetando as pastagens e intensificando os conflitos por terras na Nigéria.

Com informações da AFP

Publicado por Nátaly Tenório

Leia mais em jovem-pan
AFP