HOME FEEDBACK

Ataque russo a penitenciária na Ucrânia deixa 16 mortos e 35 feridos

Ataques a presídio em Zaporíjia geram condenação internacional e destacam aumento da violência na região. Militares ucranianos relatam 16 mortos e dezenas de feridos em bombardeios russos.

Ataques russos em um presídio em Zaporíjia, na Ucrânia, resultaram em 16 mortes e pelo menos 35 feridos, conforme relatado por militares ucranianos nesta terça-feira (29).

O governador Ivan Fedorov informou no Telegram que edifícios do presídio foram destruídos e residências próximas também sofreram danos.

Andriy Yermak, chefe de gabinete presidencial, condenou os ataques como "outro crime de guerra" da Rússia e destacou que o regime de Vladimir Putin deve enfrentar consequências econômicas e militares.

As forças russas têm atacado Zaporíjia regularmente com drones, mísseis e bombas aéreas desde o início da guerra em 2022.

A Rússia declarou a anexação unilateral de partes de Zaporíjia e de outras três regiões ucranianas, mas essa ação é considerada uma apropriação ilegal de terras por Kiev e aliados ocidentais.

Fedorov reportou que as forças russas lançaram oito ataques no distrito, utilizando bombas aéreas de alto poder explosivo.

Embora ambos os lados neguem atacar civis, milhares de civis foram mortos no conflito, >a grande maioria sendo ucranianos.

Leia mais em folha