HOME FEEDBACK

Ataque da Rússia em penitenciária da Ucrânia deixa 16 mortos

Ataques a penitenciária em Zaporizhzhia resultam em mortes e feridos, com autoridades ucranianas denunciando crime de guerra. A região tem sido alvo frequente de bombardeios russos desde o início da invasão em 2022.

Ataques russos contra uma penitenciária em Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia, resultaram em pelo menos 16 mortos e 35 feridos na noite de 28 de julho de 2025, conforme informaram militares ucranianos à Reuters.

O governador da região, Ivan Fedorov, destacou que os prédios da unidade correcional foram destruídos e casas próximas também sofreram danos.

Andriy Yermak, chefe de gabinete do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, classificou os ataques como “mais um crime de guerra” da Rússia.

Yermak afirmou que o regime de Putin deve enfrentar sanções econômicas e militares para ser incapaz de continuar a guerra.

Desde o início da invasão em 2022, as forças russas têm atacado Zaporizhzhia com drones, mísseis e bombas aéreas.

A Rússia anexou unilateralmente partes de Zaporizhzhia e de outras regiões, ato considerado ilegal pelos aliados ocidentais da Ucrânia.

Ambos os lados negam que tenham como alvo civis, apesar de milhares de civis terem sido mortos no conflito, a maioria deles ucranianos.

Leia mais em poder360