Astronautas chineses retornam à Terra após 6 meses no espaço
Astronautas completam missão bem-sucedida na Tiangong, realizando experimentos e estabelecendo novos recordes. O retorno adiado devido ao mau tempo reafirma os desafios enfrentados na exploração espacial.
Três astronautas chineses retornaram à Terra nesta 4ª feira (30.abril.2025) após 6 meses na estação espacial Tiangong. A missão Shenzhou-19 foi classificada como um sucesso pela agência estatal Xinhua.
Os astronautas Cai Xuzhe, Song Lingdong e Wang Haoze pousaram na Mongólia Interior. Eles deixaram a estação na semana passada, substituídos pela tripulação da Shenzhou-20. O retorno, inicialmente previsto para 29.abr, foi adiado devido ao mau tempo.
Imagens da CCTV mostram a cápsula descendo com um paraquedas vermelho e branco. Segundo a Xinhua, os astronautas estão saudáveis.
Durante a missão, a equipe:
- Realizou experimentos científicos
- Quebrou o recorde da caminhada espacial mais longa realizada por astronautas chineses
O comandante Cai Xuzhe, de 48 anos, é ex-piloto da força aérea e já havia visitado a Tiangong em 2022 na missão Shenzhou-14.
A China tem investido bilionariamente em seu programa espacial e planeja:
- Uma missão tripulada à Lua até 2030
- A construção de uma base permanente na superfície lunar nos anos seguintes
A estação Tiangong, completada em 2022, é composta por três módulos e deve operar por pelo menos 10 anos, com presença humana contínua no espaço.