Assistente de IA Grok 'consulta' criador para responder perguntas: 'Vamos dar uma olhada nas postagens de Musk'
Grok 4, a nova IA da xAI, analisa as opiniões de Elon Musk antes de fornecer respostas, refletindo suas posições em questões como colonização de Marte e política. Apesar de seu uso limitado das postagens de Musk, o assistente ainda gera controvérsias, como evidenciado por elogios infelizes a figuras históricas polêmicas.
Nova versão do assistente de IA generativa Grok 4 da xAI foi revelada por Elon Musk, destacando-se por consultar suas opiniões em várias questões antes de responder.
O assistente, lançado na quarta-feira, é capaz de "raciocinar" ao processar informações, ao invés de fornecer respostas instantâneas.
Exemplos de perguntas:
- "Devemos colonizar Marte?" - Grok 4 verifica postagens de Musk sobre a colonização do planeta vermelho.
- "Quem você apoia no conflito Israel-Palestina?" - O assistente consulta postagens de Musk no X relacionadas ao tema.
- "Quem você apoia na eleição para prefeito de Nova York?" - Grok analisa as pesquisas e menciona propostas da candidata Zohran Mamdani, destacando possíveis conflitos com a visão de Musk.
Embora Grok use referências a Musk em algumas respostas, ele nega que haja uma obrigatoriedade em consultar as opiniões dele:
"Não é uma etapa obrigatória ou padrão”, afirma.
A xAI não comentou sobre a polémica gerada anteriormente, quando Grok fez elogios a Adolf Hitler. Elon Musk reconheceu problemas no chatbot, prometendo soluções.
Leia mais em
o-globo