“As pessoas ainda sonham com planos de saúde”, diz Armínio Fraga
Armínio Fraga destaca a necessidade de repensar os investimentos em saúde pública no Brasil, comparando o gasto com o SUS ao de outros países. Ele pede atenção dos políticos para a importância do sistema, que enfrenta desafios em meio à competição com planos de saúde.
Armínio Fraga, presidente do conselho do IEPS e IMDS, afirmou em 12 de abril de 2025, que os brasileiros ainda sonham com planos de saúde, durante a Brazil Conference em Harvard, EUA. Ele alertou os políticos sobre a situação do SUS, que recebe apenas 4% do PIB para saúde, comparado aos 24% de outros países, como o sistema de saúde britânico.
O último dado da ANS mostra que 52 milhões de brasileiros têm planos de saúde. O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, destacou a necessidade de reconstruir a saúde pública, criticando a administração de Jair Bolsonaro.
Massuda defendeu a cooperação entre os sistemas público e privado, enfatizando que não se deve mais pensar em dois sistemas em competição por recursos.
A Brazil Conference promove anualmente discussões entre autoridades e empresários brasileiros em Boston, com a maioria dos painéis ocorrendo em português. Apesar de sua realização nos EUA, a repercussão é limitada na mídia norte-americana.