HOME FEEDBACK

Argentina e Itália pausam campeonatos em luto por papa Francisco

A morte do Papa Francisco no dia 21 de abril de 2025 impacta o calendário esportivo na Argentina e na Itália, com o adiamento de jogos em tributo ao pontífice. A AFA e a Série A da Itália programaram homenagens e mudanças nas datas das partidas em respeito ao falecimento do líder religioso.

A AFA (Federação de Futebol Argentino) suspendeu as partidas da 14ª rodada do Campeonato Argentino programadas para 21 de abril de 2025, após o falecimento do Papa Francisco.

A Série A da Itália também adiou os jogos da 33ª rodada. Um minuto de silêncio será realizado em homenagem ao pontífice antes de todas as partidas até 27 de abril. Francisco, nascido em Buenos Aires, foi o primeiro argentino e latino-americano a ocupar o cargo.

Em comunicado, a AFA expressou: “Nosso Jorge Bergoglio, o Papa amante do futebol e Papa de San Lorenzo, sempre em nossos corações”. Os jogos entre Tigre e Belgrano, Argentinos Juniors e Barracas Central, e Independiente Rivadavia contra Aldosivi foram remarcados para 22 de abril, com a partida entre Argentinos Juniors e Barracas Central alterada para as 19h.

A morte do Papa também impactou o calendário esportivo na Itália. As partidas, incluindo Torino e Udinese, Cagliari e Fiorentina, foram reagendadas para 23 de abril, às 13h30 (horário de Brasília).

O Papa Francisco faleceu aos 88 anos. Ele era o segundo líder mais velho a governar a Igreja Católica em 700 anos. O Vaticano confirmou a morte às 7h35 (2h35 de Brasília), citando: “Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja”.

Francisco lutava contra problemas respiratórios. Em 2023, passou 3 dias hospitalizado por bronquite e, em março de 2024, não conseguiu discursar durante uma cerimônia no Vaticano. Ele foi internado em 14 de fevereiro de 2025 para tratar bronquite, mas exames revelaram pneumonia bilateral.

Durante a celebração da Páscoa no domingo (20 de abril), o papa fez uma aparição na varanda da Basílica de São Pedro, desejando uma “feliz Páscoa” aos fiéis.

Com a morte de Francisco, os cardeais iniciarão o conclave para eleger o 267º papa. O ritual ocorre na Capela Sistina e os cardeais menores de 80 anos votarão até que um candidato receba 2/3 dos votos.

Quando um novo papa é escolhido, a fumaça branca sairá da chaminé da capela, sinalizando ao mundo da nova eleição. A fumaça preta indica que a votação continua.

Leia mais em poder360