HOME FEEDBACK

Argentina decretará sete dias de luto por morte de Papa Francisco

Javier Milei lamenta a morte do papa Francisco, destacando sua importância como líder espiritual. Com o início de um período de luto, a Argentina se une ao luto mundial pela perda do pontífice progressista.

Presidente argentino Javier Milei decreta luto: Sete dias de luto pela morte do papa Francisco, anunciou o porta-voz da Presidência, Manuel Adornoi.

O que aconteceu com o Papa? Francisco foi internado em fevereiro por bronquite, evoluindo para pneumonia bilateral. Faleceu na madrugada de 21 de abril de 2025, às 7h35 (horário local), em sua residência, a Casa Santa Marta.

A situação no Vaticano: Com a morte do papa, é declarado o período de "Sé Vacante". O Colégio de Cardeais iniciará o conclave para escolher o novo líder da Igreja Católica.

Quem foi o Papa Francisco? Nascido na Argentina, tornou-se o primeiro latino-americano eleito papa em 2013. Adotou o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis.

Características do papado: Implementou reformas progressistas, combateu a corrupção no Vaticano, defendeu os marginalizados, criticou o capitalismo e promoveu a proteção ambiental.

Durante seu papado, ele endureceu punições contra crimes sexuais clericais, eliminou o sigilo pontifício e diversificou a hierarquia da Igreja, aumentando a representação global no Colégio de Cardeais.

*AFP com redação

Leia mais em exame