Argentina anuncia fim de controle cambial para pessoas físicas
Ministro da Economia destaca que nova medida visa estabilizar a moeda local e facilitar a negociação de dólares. A eliminação parcial dos controles cambiais é parte do acordo com o FMI para enfrentar a crise econômica do país.
Ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, anunciou novo acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a eliminação parcial dos controles cambiais, a partir de segunda-feira (14).
O chamado “cepo” será encerrado apenas para pessoas físicas. O governo de Javier Milei estabeleceu que o dólar vai flutuar entre 1.000 a 1.400 pesos por dólar, permitindo troca de pesos por dólares próximo ao valor do mercado paralelo.
Os controles cambiais foram implementados para conter a desvalorização do peso e restringem o acesso a dólares. Caputo afirmou que o acordo com o FMI ajudará na recapitalização do Banco Central e tornará o peso uma moeda mais sã.
Além disso, Caputo destacou que o governo se comprometeu a manter o déficit primário fiscal em 5% do PIB e o dívida fiscal em 10%.