Aprovação de Tarcísio segue estável, mas reprovação dobra em dois anos, diz Datafolha
A pesquisa Datafolha aponta que a aprovação do governador Tarcísio de Freitas se mantém em 41%, enquanto a reprovação dobrou para 22%. A avaliação do governo apresenta variações significativas entre diferentes regiões e perfis de eleitores no estado de São Paulo.
Pesquisa Datafolha revela que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), mantém aprovação estável entre 41%, mas a reprovação dobrou para 22%.
A pesquisa, realizada de 1º a 3 de abril, entrevistou 1.500 pessoas e possui margem de erro de 3 pontos percentuais. A avaliação como regular caiu de 39% para 33%.
Aumento na rejeição coincide com o engajamento de Tarcísio em propostas de anistia, uma bandeira do ex-presidente Jair Bolsonaro. Mesmo assim, sua aprovação supera a do presidente Lula, que tem 38% de reprovação.
Em comparação, Tarcísio tem desempenho inferior a seus antecessores: em 2013, Geraldo Alckmin tinha 52% de aprovação, e em 2009, José Serra registrava 53%.
As avaliações variam regionalmente: 28% na Grande São Paulo consideram a gestão ruim, enquanto no interior é 16%. Seus principais feitos incluem a retomada de obras e a privatização da Sabesp.
Aprovação é maior entre homens (66%) e evangélicos (71%). Entre os petistas, emparelhamento com 36% de aprovação e 27% de reprovação. Para o desempenho pessoal, 61% dos entrevistados aprovam Tarcísio.
Buscando equilibrar sua imagem entre a base bolsonarista e ampliar o apoio, Tarcísio enfrenta desafios rumo à reeleição em 2026 e um potencial projeto nacional.