HOME FEEDBACK

Apple leva quase 1,5 milhão de iPhones da Índia para os EUA após tarifaço de Trump

Apple intensifica produção de iPhones na Índia e aumenta remessas aéreas para evitar tarifas dos EUA. A estratégia visa responder às elevadas taxas de importação impostas pela administração Trump, reduzindo o tempo de desembaraço alfandegário.

Apple fretou aviões cargueiros para transportar 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA desde março, totalizando até 1,5 milhão de unidades do smartphone.

A empresa aumentou a produção na Índia para contornar as tarifas de importação impostas por Donald Trump. Seis cargueiros com capacidade de 100 toneladas cada um realizaram o transporte, com um voo recente coincidente com a entrada das novas tarifas em vigor.

Um iPhone 14 e seu cabo pesam cerca de 350 gramas, totalizando a carga das 600 toneladas em aproximadamente 1,5 milhão de dispositivos.

Analistas alertam que os preços dos iPhones nos EUA podem aumentar, já que a Apple é muito dependente das importações da China. A sobretaxa sobre produtos da China pode chegar a 125%, contra 26% impostos da Índia durante o envio das mercadorias. Trump suspendeu tarifas para outros países, exceto para a China.

Para agilizar a logística, a Apple estabeleceu um corredor verde no aeroporto de Chennai, reduzindo o tempo de alfândega de 30 horas para 6 horas.

A Apple vende mais de 220 milhões de iPhones por ano, com 20% das importações para os EUA vindas da Índia. As remessas aéreas da Foxconn aumentaram significativamente, atingindo US$ 770 milhões em janeiro e US$ 643 milhões em fevereiro.

A empresa e autoridades indianas não comentaram oficialmente sobre a situação.

Leia mais em infomoney