HOME FEEDBACK

Aposentados vítimas de 'fraude da fraude' nos descontos entrarão no acordo do INSS

INSS promete devolução de valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas após descobrir fraudes em associações. Novo calendário de pagamento deve ser divulgado em 30 dias, enquanto beneficiários podem contestar os documentos pelo Meu INSS ou nos Correios.

INSS irá devolver valores a aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos, vítimas da chamada “fraude da fraude”.

O órgão afirmou que estão sendo analisados casos de documentos com assinaturas digitais fraudulentas e gravações de voz duvidosas enviadas por entidades.

O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, revelou que o novo calendário de pagamento será divulgado em 30 dias. Ele indicou que mais de seis entidades utilizaram software para falsificação de assinaturas.

Os aposentados podem contestar a documentação pelo Meu INSS ou pelos Correios. O pagamento está sendo realizado apenas para contestações que não foram respondidas dentro do prazo de 15 dias úteis.

Casos Relatados:

  • Ronei Delfino: Contestou descontos em nome do Cebap. Recebeu um áudio de confirmação de filiação, que considera fake.
  • Victória Santos: Sua avó teve descontos sem reconhecimento. A única prova, uma gravação, foi contestada.
  • Igor Tavares: Mãe aposentada também recebeu áudios falsificados. Os débitos foram feitos por associações e seguradoras.
  • Anna Elisa de Villemor: Recebeu documentos da Aaspa com assinaturas não reconhecidas.

A Aaspa defende que cumpre as normas do INSS, que exigem documentos formais de filiação, sem previsão de áudios como prova.

As associações têm até cinco dias úteis para devolver os valores, caso contrário, beneficiários terão que buscar ajuda jurídica.

O INSS está buscando parcerias com defensorias públicas para assistência legal aos afetados.

A reportagem tentou contato com as entidades envolvidas, mas não obteve retorno.

Leia mais em folha