Após tarifaço dos EUA, madeireira catarinense anuncia férias coletivas
Impumirim Portas e Molduras enfrenta dificuldades com novas tarifas americanas e interrompe operações. Quase 500 funcionários recebem férias coletivas enquanto a empresa aguarda resolução das negociações comerciais.
Exportadora do setor madeireiro dá férias coletivas a quase 500 funcionários devido ao tarifaço americano.
A decisão foi anunciada na 3ª feira (29.jul.2025) após a suspensão dos contratos de exportação que ainda não haviam sido enviados aos portos.
A Impumirim Portas e Molduras informou que a medida visa "aguardar que ambos os governos cheguem a um acordo". Apenas um setor com 15 funcionários seguirá trabalhando.
A empresa fabrica molduras, sendo 95% da produção destinada aos Estados Unidos, e paletes, portas de madeira e kits de portas prontas.
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou uma alíquota de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, afetando também outros países com percentuais diferentes.
Trump justificou o aumento em carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mencionando o tratamento ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que ele respeita "profundamente".
Segundo Trump, o governo dos EUA precisa corrigir "graves injustiças" na política tarifária brasileira e afirmou que o percentual de 50% é apenas um início, podendo subir em resposta a retaliações.
Outros países afetados são da União Europeia, Japão, Indonésia e México.
Informações da Agência Brasil.