HOME FEEDBACK

Após ser baleado na cabeça, pré-candidato a presidente da Colômbia começa neurorreabilitação

Senador segue em recuperação após ser baleado em comício político. Prognóstico neurológico é considerado reservado, mas familiares celebram progressos.

Senador colombiano Miguel Uribe Turbay, pré-candidato à presidência, iniciou reabilitação neurológica após intervenções médicas, conforme comunicado da clínica onde está hospitalizado há mais de um mês.

Uribe foi ferido a bala em um comício em junho. A Fundação Santa Fé de Bogotá informou que, após exames, os médicos decidiram iniciar o protocolo de neurorreabilitação, com prognóstico ainda reservado.

A neurorreabilitação visa recuperar habilidades físicas e cognitivas. Desde o ataque, Uribe permanece na unidade de terapia intensiva, em ventilação mecânica e sob monitoramento constante.

Para sua esposa, María Claudia Tarazona, a evolução de Uribe é um "milagre". Após ser avisada sobre uma possível morte cerebral, tomou conhecimento de sua melhora repentina.

Quatro suspeitos do ataque foram presos, incluindo um menor e o suposto planejador, Elder José Arteaga Hernández, conhecido como “El Costeño”. Investigadores descartaram a possibilidade de um atirador solitário. O ataque chocou a Colômbia, onde Uribe é um importante opositor do presidente Gustavo Petro, o primeiro esquerdista a governar o país.

Com informações do Estadão Conteúdo.

Leia mais em jovem-pan