Após cinco dias de viagem, elefante africana que vivia na Argentina, chega ao Brasil
Pupy chega ao Brasil após longa viagem e agora vive em um ambiente livre no Santuário de Elefantes. O animal, que fez parte de um zoológico desativado, é a primeira elefante africana acolhida pelo SEB.
Elefante Pupy chega ao Brasil
A elefante Pupy, de 36 anos e origem africana, chegou ao Brasil no dia 18, após cinco dias de viagem via caminhão. Seu novo lar é o Santuário de Elefantes Brasil (SEB) em Chapada dos Guimarães, MT.
Pupy foi transferida do desativado Ecoparque de Buenos Aires, onde viveu desde 1993. Ela levou nove horas para sair da caixa de transporte e é a primeira elefante africana recebida no SEB.
A viagem de 2.690 km começou na segunda-feira (14). O transporte de avião foi descartado por questões de espaço e estresse para o animal. A viagem por terra, com escolta policial, foi considerada mais segura.
Pupy está sendo acompanhada por uma bióloga e veterinárias em sua nova casa. Atualmente, ela ficará sozinha, sem companhia de outros elefantes, já que elefantes africanos e asiáticos não convivem na natureza. Em breve, também receberá a elefante Kenya, que está na Argentina.
O santuário abriga atualmente cinco elefantes originários da Ásia – Maia, Rana, Guillermina, Bambi e Mara. Mara, assim como Pupy, foi realocada do mesmo ecoparque argentino.
Pupy nasceu na década de 1980 no Parque Nacional Kruger, na África do Sul. Em 1993, foi levada para a Argentina, onde permaneceu em cativeiro até sua recente transferência. Desde 2016, o ecoparque tem realocado seus animais para garantir o bem-estar deles.
Até agora, mais de 1.000 animais foram realocados, com Pupy sendo a 1.009ª da lista.
Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Nátaly Tenório