HOME FEEDBACK

Após Califórnia, 12 Estados americanos contestam na Justiça tarifas impostas por Trump

Estados se unificam contra tarifas de Trump, alegando ilegalidade na imposição. A ação judicial reforça preocupações sobre a instabilidade econômica resultante das medidas protecionistas.

Aliança de 12 Estados contestam tarifas de Trump

Na quarta-feira (23), 12 Estados lançaram um desafio legal contra as tarifas impostas por Donald Trump, afirmando que ele não poderia ter actuado sem a aprovação do Congresso.

O grupo, que inclui Arizona, Oregon, Nova York e Minnesota, segue a iniciativa da Califórnia, que já contestou judicialmente as tarifas na semana passada.

A procuradora-geral do Arizona, Kris Mayes, criticou o "plano tarifário insano", considerando-o não apenas imprudente, mas também ilegal.

Trump desencadeou uma guerra comercial com a China e impôs tarifas de 10% sobre produtos de vários países, provocando a queda nas bolsas de valores.

A ação legal argumenta que a lei de 1977, citada por Trump, não lhe autoriza a impor tarifas sem a aprovação do Congresso.

"O presidente alterou a ordem constitucional e mergulhou a economia americana no caos", diz o texto da ação no Tribunal de Comércio Internacional dos EUA.

Embora Trump afirme que sua política trará benefícios a longo prazo, economistas alertam que, a curto prazo, pode aumentar a inflação e o desemprego.

*Com informações da AFP
Publicado por Carolina Ferreira

Leia mais em jovem-pan