HOME FEEDBACK

Após a cirurgia, Bolsonaro consegue ficar em pé e andar pelo quarto

Bolsonaro realiza primeira caminhada após cirurgia complexa e se recupera em UTI. Ex-presidente apresenta quadro estável, mas deve permanecer internado por pelo menos duas semanas.

Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, conseguiu ficar em pé nesta 2ª feira (14.abr.2025) pela 1ª vez, após cirurgia abdominal no hospital DF Star em Brasília.

A cirurgia, que ocorreu no domingo (13.abr), durou 12 horas e foi necessária para desobstruir o intestino e reconstruir a parede abdominal. Esta é a 7ª cirurgia de Bolsonaro no trato digestivo, relacionada a complicações da facada que sofreu em 2018.

No último boletim, a equipe médica informou que sua situação é estável, porém ele ainda deve permanecer na UTI por pelo menos 2 semanas. O ex-presidente está recebendo antibióticos preventivos e passando por sessões de fisioterapia.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro acompanha o marido, e a visitação foi restrita a familiares. A recomendação médica é para que ele fale pouco e fique em repouso.

Bolsonaro desembarcou no Rio Grande do Norte na noite de 5ª feira (10.abr) para inaugurar o Rota 22, um projeto do PL. Durante a viagem, começou a sentir fortes dores abdominais, levando à suspensão da agenda.

Após atendimento em um hospital regional, ele foi transferido de helicóptero para Natal e, em seguida, para Brasília, devido à necessidade de uma avaliação especializada.

O gastroenterologista Bernardo Martins ressaltou que a obstrução intestinal pode ter causas mecânicas e não mecânicas, e o quadro de Bolsonaro era delicado devido ao número de cirurgias.

O cirurgião João Paulo Carvalho adicional que, devido ao histórico cirúrgico, a parede abdominal de Bolsonaro está enfraquecida, aumentando riscos de complicações.

Para mais detalhes, acesse o Poder360.

Leia mais em poder360