Apagão traz caos à Espanha e paralisa a vida no centro de Madri
Caos se instalou em Madri com a falta de energia e telecomunicações, paralisando o transporte e desorientando a população. Apesar da situação crítica, alguns cidadãos encontraram formas de aproveitar o dia ensolarado durante o apagão.
Ministério do Interior da Espanha decretou estado de emergência após um apagão massivo nesta segunda-feira (28) que afetou Madri. O incidente ocorreu por volta das 12h40 (7h40 do Brasil).
O apagão paralisou o metrô e causou caos nas linhas de ônibus, que não conseguiram atender ao grande número de passageiros. Muitos madrilenhos, dispensados do trabalho, começaram a caminhar para casa.
A queda do sistema de telecomunicações pouco depois do apagão deixou a cidade sem internet e sem sinal de telefone, causando desorientação entre os cidadãos.
Apesar da ação da polícia para organizar o tráfego, a falta de sinais de trânsito e de GPS resultou em grandes congestionamentos, dificultando o trabalho de ambulâncias e viaturas.
Com a internet intermitente, brasileiros usaram grupos de WhatsApp para comunicar sobre o apagão. Por volta das 14h30, a cidade estava praticamente paralisada, com lojas fechadas e serviços de pagamento fora de operação.
Muitos madrilenhos passaram mais de dez horas sem sinal de celular. Para obter informações, recorreram à rádio ou aos sistemas de som de carros. Apesar do caos, alguns aproveitaram o feriado inesperado em parques e espaços ao ar livre.