HOME FEEDBACK

Apagão na Europa foi causado por fenômeno atmosférico raro

Apagão atinge diversos países europeus e afeta também telecomunicações na Península Ibérica. Autoridades garantem que não há evidências de ciberataques por trás da falha na rede elétrica.

Apagão na Europa nesta segunda-feira (28.abr.2025) foi causado por uma falha na rede elétrica da Espanha, atribuída a um “fenômeno atmosférico raro”.

A REN (Redes Energéticas Nacionais) informou que variações extremas de temperatura provocaram oscilações nas linhas de muito alta tensão (400 kV), resultando em falhas de sincronização nos sistemas elétricos interligados da Europa.

Essa vibração atmosférica induzida por Ging pode desestabilizar redes de energia, causando perturbações significativas. A REN alertou que a queda de energia pode persistir por uma semana em partes de Portugal, dada a complexidade do fenômeno.

O CNCS (Centro Nacional de Cibersegurança de Portugal) confirmou que não há indícios de um ciberataque relacionado ao apagão, e a vice-presidente da Comissão Europeia, Teresa Ribera, declarou que não há evidências de que o incidenta tenha sido intencional.

O apagão afetou tanto Espanha quanto Portugal, com interrupções nas telecomunicações e sistema de metrô. O prefeito de Madri, José Luis Martínez-Almeida, pediu que a população permaneça em casa e ativou o status 2 do Plano de Emergência Territorial.

Em Portugal, a companhia aérea TAP Air recomendou que os passageiros não compareçam aos aeroportos até novo aviso, devido à irregularidade nos voos.

Leia mais em poder360