Ao menos 4 mortos e mais de 500 feridos em explosão em porto do Irã
Explosão em porto do Irã deixa mortos e feridos, enquanto autoridades investigam as causas. A incidente ocorreu em um ponto estratégico para o comércio global, com a possibilidade de envolvimento de materiais perigosos.
Explosão no Irã: Uma potente explosão no porto de Shahid Rajaee deixou ao menos quatro mortos e mais de 500 feridos neste sábado, 26.
O porto, situado na província de Hormozgan, é estratégico por estar próximo ao estreito de Ormuz, essencial para o comércio global de petróleo.
O diretor do Crescente Vermelho do Irã, Babak Mahmudi, confirmou o número de mortos e que centenas foram levadas a centros médicos após a explosão.
O primeiro-vice-presidente, Mohammad Reza Aref, ordenou uma investigação sobre a causa da explosão e os danos.
Imagens mostram colunas de fumaça sobre o porto, que abriga muitos contêineres. Quatro equipes de resposta rápida foram enviadas ao local.
Responsável pela gestão de emergências, Mehrdad Hasanzadeh, informou que a explosão resultou de contêineres armazenados no cais do porto.
O escritório de alfândega do porto afirmou que o incêndio começou em um armazém de materiais perigosos e químicos.
A Companhia Nacional Iraniana de Distribuição de Produtos Petrolíferos assegurou que a explosão não está relacionada a refinarias ou oleodutos, e as operações em Bandar Abbas seguem normalmente.