Anvisa volta a interditar pasta de dente da Colgate
Anvisa determina nova interdição da pasta de dente Colgate Total Clean Mint após reações alérgicas. A agência recomenda que os consumidores interrompam o uso do produto até o término das investigações.
Anvisa interdita novamente a pasta de dente Colgate Total Clean Mint. A agência não recomenda a venda nem o uso do produto devido a relatos de reações alérgicas.
A interdição inicial ocorreu em 27 de março, mas foi suspensa um dia depois após recurso da Colgate. Nesta quarta-feira (30 de agosto), a interdição foi retomada após a empresa retirar o recurso.
A decisão da Colgate foi motivada pela colaboração com a Anvisa e pelo andamento das investigações sobre o produto, que substituiu a linha Total 12 em julho de 2024.
Entre 1º de janeiro e 19 de março, foram registradas oito notificações e treze casos de eventos adversos relacionados ao uso da pasta. Os sintomas incluem ardência, inchaço, vermelhidão e afta.
A mudança na fórmula, que agora contém fluoreto de estanho, foi apontada como causa dos problemas. A Colgate defende a segurança do produto, mas a Anvisa recomenda que os consumidores interrompam o uso.
Como identificar o produto:
- Verifique o número do processo na caixa: 25351.159395/2024-82.
- Verifique a composição: se contém "fluoreto estanoso", suspenda o uso.
A Anvisa orienta que consumidores notifiquem reações alérgicas através do sistema de Cosmetovigilância. Mais informações estão disponíveis no portal da Anvisa aqui, e dúvidas podem ser encaminhadas à Colgate pelo site www.colgatepalmolive.com.br/contact-us.