Antes de ser operado, Bolsonaro pede apoio de congressistas à anistia
Bolsonaro faz apelo por anistia a condenados pelos atos de 8 de janeiro antes de cirurgia. Ex-presidente argumenta sobre injustiça da pena de cabeleireira presa durante os eventos extremistas.
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 70 anos, enviou uma mensagem em grupos de WhatsApp neste domingo (13.abr.2025), pedindo apoio a senadores e deputados para o PL 2.858 de 2022, que visa conceder anistia aos condenados pelos atos extremistas de 8 de janeiro de 2023.
A mensagem foi compartilhada às 6h51, antes de sua operação marcada para às 8h em Brasília. Bolsonaro pediu que "Deus ilumine cada um dos 513 deputados e 81 senadores" e destacou a importância do voto.
No dia 11.abr, o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), confirmou ter reunido 257 assinaturas para levar a proposta ao plenário, acelerando sua tramitação.
Na mensagem, Bolsonaro argumentou que a pena de 14 para 10 anos de prisão da cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, presa por pichar a estátua "A Justiça", é uma "brutal injustiça".
Débora, ré pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal, aguarda condenação em prisão domiciliar e deve cumprir medidas cautelares. O ex-presidente descreveu a situação dela e seus filhos em sua mensagem, criticando a ação da Polícia Federal.
Bolsonaro, que foi internado em Natal (RN) no dia 11.abr devido a uma obstrução abdominal, está passando por sua 6ª cirurgia em decorrência de complicações de uma facada recebida em 2018.
Leia a íntegra da mensagem abaixo:
“Sr Deputado/Senador:
Peço repassar para aqueles que são contra à Anistia Humanitária.
Modular a pena da Débora (batom), passando de 14 para 10 anos de prisão, continua sendo uma brutal injustiça, já que seu crime é impossível.
Imaginemos a cena: a Polícia Federal arrancando a Débora de casa, com seus filhos de 10 e 7 anos chorando, sendo levada de volta à penitenciária.
Deus ilumine cada um dos 513 deputados e 81 senadores em seus votos. Se com nossas decisões pavimentamos a nossa eternidade, esse voto tem um peso capital.
Domingo, logo mais, às 08h00 me submeto à mais uma cirurgia, ainda decorrente da facada de 06/set/2018. Ao meu lado o Bispo JB Carvalho e bons médicos e enfermeiros. Se Deus quiser tudo ocorrerá bem.
Jair Bolsonaro.”
Esta reportagem receberá mais informações.