Anistia é prerrogativa do Congresso, diz Rogério Marinho
Rogério Marinho defende anistia em ato a favor de presos e critica atuação do STF. Ex-presidente Jair Bolsonaro participa de manifestação em São Paulo, marcando seu retorno à cena política.
Rogério Marinho, líder da oposição no Senado, afirmou que a anistia é uma prerrogativa do Congresso brasileiro e deve pertencer ao povo. Sua declaração ocorreu em um ato a favor da anistia para os presos do 8 de Janeiro, na av. Paulista, em São Paulo, neste domingo (6.abr.2025).
Marinho destacou que a anistia não pertence ao Supremo Tribunal Federal, ao presidente da República ou à imprensa, e criticou aqueles que seriam contra a reconciliação do país. Ele afirmou que para normalizar o país, é necessária a anistia.
O senador também criticou a atuação do STF no julgamento que tornou réus o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros 7 aliados por tentativa de golpe de estado, ressaltando a falta de um juiz natural e de ampla defesa no processo.
A manifestação de hoje é a 5ª que Bolsonaro participa desde que deixou a presidência, sendo a 1ª após se tornar réu no STF. A última ação foi em 16 de março de 2025, em Copacabana, Rio de Janeiro.
- 5º ato de Bolsonaro desde o término de seu mandato.
- 1º ato após se tornar réu no Supremo Tribunal Federal.
- Última manifestação ocorreu em 16 de março de 2025.