Anfavea ainda avalia impactos de eventual suspensão da tarifa imposta pelos EUA sobre veículos
Anfavea analisa possíveis impactos das tarifas de importação dos EUA sobre veículos. Presidente Márcio de Lima Leite elogia as negociações do governo brasileiro com os norte-americanos.
Márcio de Lima Leite, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), afirmou que a entidade está avaliando os impactos da possível suspensão das tarifas de 25% de importação dos EUA sobre veículos e autopeças.
Durante reunião em Brasília com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Leite destacou que é cedo para fazer avaliações concretas, pois faltam detalhes sobre o que foi anunciado.
Ele acredita que Donald Trump pode reduzir a tarifa de 25% sobre automóveis exportados do México para os EUA, mas reforçou a cautela na análise.
Leite explicou que o mercado americano tem um impacto indireto significativo para o Brasil, principalmente através do México e outros países exportadores para os EUA.
Na reunião com Haddad, a guerra tarifária de Trump foi discutida, mas o encontro teve como principal propósito a apresentação do futuro presidente da Anfavea, Igor Calvet.
Leite avaliou que o governo brasileiro tem conduzido bem as negociações com os EUA e destacou a apresentação de pontos do programa de Trump que podem Impactar o Brasil.
O presidente da Anfavea considerou que as iniciativas até agora têm se mostrado exitosas para o lado brasileiro.