HOME FEEDBACK

Análise | Macarthismo revive com Trump, em ataques a juízes e universidades, e ameaça o mundo

Trump enfrenta queda de popularidade logo nos primeiros meses de mandato, com 59% de reprovação dos eleitores. O presidente, que já impôs tarifas comerciais, terá que trabalhar para reverter a desaceleração econômica e melhorar a relação com outros países.

Críticas ao Mandato de Trump: O senador Joseph McCarthy deve estar “em festa” com os ataques de Donald Trump a juízes, a redução de ajuda a universidades e a intervenção nos currículos de grandes faculdades.

Trump celebrou cem dias de mandato, mas enfrenta uma queda de popularidade, com 59% dos eleitores reprovando sua gestão, a pior avaliação desde os anos 1950 para um início de governo.

Economia em Declínio: Nos primeiros três meses de 2024, o PIB dos EUA encolheu 0,3%; a inflação caiu de 3% em janeiro para 2,4% em março, mas os custos industriais aumentaram devido a tarifas comerciais. A taxa de desemprego urbano em março foi de 4,2%, ligeiramente acima da expectativa de 4,1%.

Trump pode atribuir a desaceleração econômica ao governo anterior, mas sua ineficiência no início do mandato levanta questões, já que houve mais foco em sua imagem do que em estimular a atividade econômica.

Como presidente, Trump tem mostrado dificuldades em entender o funcionamento da economia. Para melhorar, precisaria ouvir assessores e valorizar a ordem global civilizada.

Relações Internacionais: O tratamento de Trump a países vizinhos como Canadá e México demonstra falta de consideração. É essencial que os demais governos, incluindo o brasileiro, busquem fortalecer normas e instituições internacionais.

A postura de Trump destaca a importância de reafirmar padrões de convivência entre países soberanos, reforçando a civilização como um valor a ser preservado.

Leia mais em estadao