HOME FEEDBACK

Análise: Empresas brasileiras precisam entregar crescimento para manter Bolsa em alta

América Latina se destaca em 2025, mas a sustentabilidade do desempenho das bolsas enfrenta desafios. Especialista da XP alerta sobre a necessidade de crescimento de lucros para manter a alta na região.

A América Latina – incluindo o Brasil – é a região com melhor desempenho em 2025 na Bolsa, segundo relatório da XP.

No entanto, manter essa condição ao longo do ano será desafiador. Júlia Aquino, estrategista da XP, destacou no programa Morning Call que é preciso avaliar a sustentabilidade desse desempenho.

Ela explicou que o bom desempenho das ações da América Latina se deve ao fato de as ações americanas estarem muito caras, o que leva investidores a buscar outras opções de mercado.

Segundo Aquino, a rotatividade de investimentos favoreceu a América Latina, mas a continuidade desse desempenho dependerá do crescimento de lucro nas ações da região.

Ela observou que as expectativas de crescimento de lucro no Brasil e no México estão abaixo do esperado para mercados emergentes, o que pode dificultar a manutenção da alta nas bolsas.

Além disso, o relatório da XP aponta que, enquanto os retornos das ações nos EUA são impulsionados por lucros, o valuation está em níveis elevados, indicando um futuro de retornos possivelmente mais fracos.

Assim, o desempenho superior dos EUA dependerá da manutenção do crescimento dos lucros, enquanto outras regiões podem ter mais espaço para expansão de múltiplos.

Leia mais em infomoney