HOME FEEDBACK

Américas planejam imunizar 66,5 milhões em semana de vacinação

Campanha visa aumentar coberturas vacinais e combater surtos de sarampo e febre amarela. Brasil é convocado a vacinar para proteger a população e manter o status de país livre da doença.

Mais de 40 países das Américas participam da Sema de Vacinação, iniciada em 26 de abril e terminando em 3 de maio de 2025. O objetivo é aplicar 66,5 milhões de doses de vacinas.

O foco está na imunização contra o sarampo, devido aos surtos nos Estados Unidos, Canadá e México, que registram mais de 2.600 casos e 3 mortes. Isso representa um aumento superior a 10 vezes em comparação aos 215 casos de 2024.

O Brasil, que obteve o certificado de país livre do sarampo, permanece vigilante. O Ministério da Saúde convocou todos que não tomaram a tríplice viral a se vacinar. A representante do Unicef, Luciana Phebo, destacou que o Brasil é um exemplo regional em vacinação e deve evitar a reentrada do sarampo.

A febre amarela é outra preocupação, com 189 casos confirmados nas Américas, sendo 102 deles no Brasil, resultando em 41 mortes.

A campanha da Opas traz o tema “Sua decisão faz a diferença”, visando aumentar as coberturas vacinais e contribuir para a eliminação de mais de 30 doenças até 2030, incluindo sarampo, febre amarela e hepatite B.

Fonte: Agência Brasil

Leia mais em poder360