Amazon fecha laboratório de IA em Xangai em meio a tensões entre EUA e China
Amazon fecha laboratório de IA em Xangai em meio a tensões entre EUA e China. Decisão reflete ajustes estratégicos e cortes de funcionários na subsidiária Amazon Web Services.
Amazon fecha laboratório de IA em Xangai
A Amazon encerrou seu laboratório de pesquisa em inteligência artificial (IA) em Xangai, de acordo com uma fonte da AFP.
O fechamento da unidade da Amazon Web Services (AWS) ocorre em meio a uma corrida tecnológica entre China e EUA, especialmente nas áreas de IA e semicondutores.
O cientista Wang Minjie, do laboratório, indicou que o desmantelamento é resultado de um ajuste estratégico entre os dois países.
A AWS também anunciou cortes de pessoal na semana passada, o que pode impactar centenas de empregos.
Um porta-voz da Amazon confirmou que a empresa tomou a "difícil decisão empresarial" de eliminar funções, enfatizando que essas mudanças são necessárias para continuar investindo e otimizando recursos.
A página do laboratório na AWS China não está mais disponível, sendo que o laboratório foi criado em 2018 para fomentar a colaboração com a comunidade de pesquisa.
Outras empresas de tecnologia, como Microsoft e IBM, também estão reduzindo suas equipes de pesquisa na China devido às tensões entre as duas potências.