HOME FEEDBACK

Amazon cancela alguns pedidos da China após tarifas de Trump

Amazon cancela pedidos de produtos asiáticos em meio a novas tarifas de Trump. A decisão gera preocupações entre fornecedores e pode impactar a cadeia de suprimentos da empresa.

Amazon cancela pedidos de produtos asiáticos devido a tarifas do governo Trump, segundo documento da Bloomberg.

Pedidos de cadeiras de praia, scooters, aparelhos de ar condicionado e diversos produtos foram paralisados após o anúncio de tarifas em 2 de abril, afetando fornecedores de países como China, Vietnã e Tailândia.

Os cancelamentos, feitos sem aviso prévio, levantaram suspeitas entre os fornecedores, muitos dos quais não foram informados sobre a relação com as tarifas.

Um fornecedor que vendeu cadeiras de praia à Amazon por mais de uma década teve um pedido de US$ 500 mil cancelado, resultando em perdas e obrigações com a fábrica.

Scott Miller, ex-gerente da Amazon, confirmou que os cancelamentos foram amplos e sem avisos, prejudicando fornecedores que dependem da Amazon para vendas.

A Amazon históricamente fez importação direta para minimizar custos, mas os cancelamentos colocam a responsabilidade das tarifas novamente sobre os fornecedores.

Os produtos comprados diretamente pela Amazon representam 40% de suas vendas, enquanto o restante é feito por comerciantes independentes.

As tarifas de Trump já impactaram os mercados, levando à previsão de receitas reduzidas para a Amazon e uma queda de 21% nas ações da empresa este ano.

Leia mais em folha