Amazon adia lançamento de satélites do projeto Kuiper devido a mau tempo na Flórida
A Amazon adia lançamento do projeto Kuiper em razão de mau tempo. A missão inicial prevê o envio de 27 satélites, parte de uma constelação maior de 3,2 mil para conexão banda larga em regiões remotas.
Amazon adia lançamento
A Amazon postponou o lançamento do primeiro lote de 27 satélites do projeto Kuiper devido a condições climáticas desfavoráveis no Cabo Canaveral, Flórida.
Esta missão, batizada como KA-01, faz parte de um total de 80 lançamentos que levarão 3,2 mil satélites à órbita terrestre.
A contagem regressiva estava programada para o período entre 19h e 21h (horário local) e a partida poderia ser assistida ao vivo.
A United Launch Alliance (ULA), responsável pelo foguete Atlas V, informou que a janela de lançamento foi afetada por nuvens e ventos fortes.
Atualmente, a Amazon possui 3.236 satélites licenciados para uso no Brasil. Eles oferecerão conexão banda larga em regiões remotas.
O projeto Kuiper poderá aumentar a competição no mercado de banda larga por satélite, dominado pela Starlink que detém 60% dos clientes nesse setor no Brasil.
Segundo a Anatel, apenas 18% do território brasileiro está coberto com serviços de celular e banda larga fixa.
A autorização da Anatel para a Amazon operar seus satélites ocorreu em 2022, com prazo de início de operação prorrogado para junho de 2025.