HOME FEEDBACK

Alexandre de Moraes pode ter conta em banco e usar cartão de crédito? Entenda como a Lei Magnistky impacta a vida do ministro

Ministro do STF enfrenta bloqueios financeiros e riscos ao conseguir serviços bancários após inclusão na lista de sancionados dos EUA. Especialistas alertam que instituições brasileiras podem ser afetadas se realizarem transações em nome de Moraes.

Ministro Alexandre de Moraes enfrenta dificuldades financeiras após ser sancionado pela Lei Magnitsky dos EUA, tornando-se parte da lista de Cidadãos Especialmente Designados (SDN).

As sanções visam funcionários públicos acusados de corrupção, conexão com terrorismo e abuso de direitos humanos.

Cartões de crédito do ministro com bandeira americana foram bloqueados, e bancos consultaram sobre suas operações financeiras. As transações em moeda nacional estão liberadas, mas as em dólar estão proibidas.

Especialistas destacam o risco sistêmico para instituições financeiras que mantenham contas ou realizem transações em nome de Moraes, especialmente se tiverem vínculos com o sistema financeiro dos EUA.

A Lei Magnitsky pode impactar instituições brasileiras, levando-as a evitar relações comerciais com indivíduos sancionados para não sofrer penalidades.

Com as sanções, Moraes pode precisar recorrer a transações em espécie ou criptomoedas, semelhantes a casos de outros sancionados, ou enfrentar riscos reputacionais para instituições que operam no Brasil.

A Febraban e o Banco do Brasil não comentaram questões específicas sobre os riscos para o sistema financeiro brasileiro.

Leia mais em valorinveste