Alexandre de Moraes é finalista do prêmio Jabuti Acadêmico com livro sobre milícias digitais
O ministro Alexandre de Moraes concorre na categoria "direito" com sua obra que analisa os desafios da desinformação e do extremismo digital. A premiação ocorrerá em agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é finalista do prêmio Jabuti Acadêmico, da Câmara Brasileira do Livro (CBL).
Ele concorre na categoria "direito" com o livro "Democracia e redes sociais: o desafio de combater o populismo digital extremista", publicado em 2023 pela editora Atlas.
A obra aborda temas como notícias fraudulentas e a legislação contra a desinformação e os discursos de ódio nas redes sociais. Moraes discute o impacto das "milícias digitais" na democracia, que promovem ataques a instituições e representantes públicos.
O livro foi inicialmente apresentado em 2024 durante a disputa por uma vaga na Faculdade de Direito da USP, onde Moraes foi aprovado em abril.
Outro finalista é o ministro André Ramos Tavares, do TSE, com a obra "A nova matrix: direito (re)programado na civilização plataformizada".
A cerimônia de premiação ocorrerá em 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.