Alemanha suspende programa de admissão de refugiados da ONU
Suspensão ocorre em meio a negociações para novo governo que busca restringir a imigração. Número de refugiados admitidos pela Alemanha prevalece apesar das mudanças no programa de reassentamento da ONU.
Ministério do Interior da Alemanha anunciou a suspensão da admissão de refugiados através do programa de reassentamento da ONU.
A decisão foi comunicada em meio a negociações para a formação de um novo governo de coalizão que busca restringir a imigração.
A imigração é um tema conturbado nas discussões entre o bloco conservador CDU/CSU e os sociais-democratas, com expectativas de encerramento dos diálogos até a Páscoa.
Aumento de casos violentos envolvendo refugiados contribuiu para o fechamento de programas federais de admissão voluntária.
Desde 2016, a Alemanha participa de um esquema de reassentamento da União Europeia e tem promovido a admissão de refugiados selecionados pela ACNUR.
- 4.711 refugiados chegaram à Alemanha em 2024 pelo programa.
- A Alemanha se comprometeu a acolher 13.000 refugiados em 2024 e 2025.
Apesar da suspensão oficial, as admissões já estão em andamento e seguirão normalmente, conforme informou um porta-voz do Ministério do Interior.