Alemanha, Reino Unido e França pedem cessar-fogo imediato em Gaza
E3 pede cessar-fogo imediato em Gaza e destaca necessidade urgente de ajuda humanitária. Países alertam contra anexação israelense e reafirmam apoio a um plano de governança de transição na região.
Os países do grupo E3 (Alemanha, França e Reino Unido) solicitaram um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza, visando encerrar a guerra.
Em comunicado, pediram ao Israel que termine a "catástrofe humanitária" no território palestino e expressaram repúdio à possível anexação dos territórios ocupados.
“Chegou o momento de pôr fim à guerra em Gaza. Pedimos a todas as partes a encerrar o conflito com uma trégua imediata”, afirmaram.
Os três países exigiram a libertação de todos os reféns israelenses mantidos pelo Hamas desde 7 de outubro de 2023, sublinhando que um cessar-fogo é vital para isso.
“É imperativo o desarmamento do Hamas e este não deve ter papel no futuro de Gaza”, reforçaram.
Também solicitaram que se atenda às necessidades básicas da população civil, como água e alimentos, sem demora.
“Impedir a ajuda humanitária é inaceitável. Pedimos ao governo israelense que suspenda as restrições e permita o trabalho da ONU e ONGs”, disseram.
Além disso, expressaram sua oposição firme a qualquer imposição da soberania israelense sobre os territórios ocupados, alertando que isso prejudica as perspectivas para uma solução de dois Estados.
Por fim, garantiram que continuarão a trabalhar com a ONU e outros países para um plano de governança em Gaza, incluindo a retirada das forças israelenses e a saída dos líderes do Hamas, como passos essenciais para a solução negociada.