HOME FEEDBACK

Além do PL, União Brasil e Republicanos são os que mais apoiam anistia

Deputados do PL, União Brasil e Republicanos se mobilizam para acelerar a tramitação do projeto que busca anistiar condenados pelos atos de 8 de Janeiro. No entanto, o presidente da Câmara, Hugo Motta, resiste à pressão e não demonstra interesse em pautar a proposta.

Partidos que apoiam anistia aos atos de 8 de Janeiro

Na Câmara, além do PL (Partido Liberal), o União Brasil e o Republicanos têm um alto número de deputados que apoiam o PL 2.858 de 2022, que concede anistia aos condenados pelos atos extremistas de 8 de Janeiro.

Dentre os 165 signatários do requerimento de urgência, há:

  • 14 do Republicanos (liderado por Hugo Motta)
  • 24 do União Brasil
  • 82 do PL, que é o partido mais interessado na análise do texto

O STF tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado em 2022.

Para incluir a urgência na votação, são necessários 257 apoios. Mesmo com o suporte do Republicanos, Motta não mostra interesse em pautar o projeto.

Motta também não atenderá a pressão do PL, que busca obstruir comissões. Isso desencoraja adesões de outros partidos ao projeto que é prioritário para Bolsonaro.

O líder do PL, Sóstenes Cavalcante, anunciou uma mudança de estratégia, coletando assinaturas individualmente para pressionar Motta a pautar o requerimento de urgência.

Segundo Cavalcante, Motta pediu cautela aos líderes para não assinarem o requerimento por enquanto, mas outros 8 líderes já prometeram apoio.

O líder do PT, Lindbergh Farias, afirmou que a proposta foi “muito fragilizada” e criticou as estratégias do PL como sendo de uma abordagem “kamikaze”.

Leia mais em poder360