Alckmin, Motta e Alcolumbre divulgam vídeo pregando união para reverter tarifas de Trump
Governo e Congresso se mobilizam para contestar tarifas dos EUA a produtos brasileiros. Lideranças destacam a importância da união em defesa da soberania nacional e da agilidade nas negociações.
BRASÍLIA - O ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, e os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), divulgaram um vídeo em que apoiam a ação conjunta para reverter tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.
No vídeo, Alcolumbre destaca a unidade do Parlamento em defesa dos interesses nacionais, e Motta reafirma que o Congresso ficará "na retaguarda" do governo, pronto para agir com agilidade.
Motta enfatiza que o Brasil não pode aceitar "decisões externas que venham a interferir" na sua soberania e Alcolumbre considera essas tarifas uma agressão ao Brasil.
Alckmin criticou a inadequação e injustiça das tarifas, lembrando que os EUA têm superávit comercial com o Brasil. "Vamos trabalhar juntos para reverter essa situação", declarou.
A gravação ocorreu após reunião na Residência Oficial do Senado, com a presença da ministra Gleisi Hoffmann e líderes governistas. O senador Nelsinho Trad propôs uma comitiva para discutir as tarifas em Washington, com viagem marcada para a última semana de julho.