HOME FEEDBACK

Alckmin discute regulamentação e tarifaço com 'big techs' e Secretaria de Comércio dos EUA

Reunião busca estratégias para enfrentar tarifas de 50% impostas pelos EUA a produtos brasileiros. Alckmin destaca a necessidade de regulamentação e inovação no setor de tecnologia.

Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, se reuniu com as big techs nesta terça-feira (29).

O encontro teve como foco o "tarifaço" dos EUA, que propõe tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, conforme uma carta de Donald Trump ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Este foi o segundo encontro de Alckmin desde o anúncio das tarifas. Participaram da reunião empresas como Meta, Google, Amazon, Visa e Expedia, além da Secretaria de Comércio dos EUA por videoconferência.

Alckmin informou que o governo criou uma mesa de trabalho para discutir temas como regulamentação, inovação tecnológica, segurança jurídica e oportunidade econômica.

Sobre a possível isenção para produtos não cultivados nos EUA, como café e cacau, o vice-presidente afirmou que o governo busca reverter a taxação de forma geral: “Estamos trabalhando para que a diminuição da alíquota seja para todos.”

Alckmin criticou a falta de justificativa econômica para as tarifas e destacou que o Brasil é um dos três países com superávit comercial com os EUA, e reafirmou o empenho em evitar tarifas injustificadas.

Leia mais em valoreconomico