HOME FEEDBACK

AGU cria grupo para buscar reparação de danos causados por fraudadores ao INSS

AGU forma grupo para reparação de danos ao INSS após fraude milionária. Entidade busca recuperar valores descontados indevidamente de aposentados e responsabilizar entidades envolvidas.

AGU cria grupo para reparação de danos ao INSS

A Advocacia-Geral da União (AGU) formou um grupo visando reparar danos relacionados a ações fraudulentas contra o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

A medida se dá após a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) iniciarem uma operação para investigar entidades que descontavam mensalidades, sem autorização, de aposentados e pensionistas.

O grupo também focará na recuperação dos valores descontados irregularmente, que podem totalizar até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, comentou: “O Estado brasileiro, os aposentados e pensionistas foram lesados por esse esquema. Vamos buscar a responsabilização das entidades...”

Além disso, a AGU exonerou o procurador-geral do INSS, Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho, que é um dos investigados. Ele foi afastado por decisão judicial.

O novo procurador-geral do INSS será Elvis Gallera Garcia, atual coordenador-geral de Contencioso Previdenciário da Procuradoria-Geral Federal (PGF).

Leia mais em valoreconomico