AGU cria grupo especial para buscar a reparação de danos causados por fraudes no INSS
Grupo Especial da AGU será responsável por reparação de R$ 6,3 bilhões em danos ao INSS. Além da recuperação de valores, foco da equipe será responsabilizar entidades envolvidas nas fraudes.
AGU cria Grupo Especial para reparar danos ao INSS
A Advocacia-Geral da União (AGU) instaurou, em 23 de agosto, um Grupo Especial para busca de reparação de danos causados por fraudes ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
O grupo, composto por oito advogados, terá caráter temporário e atuará nos âmbitos administrativo e judicial.
O foco principal é adotar medidas para a reparação dos R$ 6,3 bilhões estimados em prejuízos de descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas, entre 2019 e 2024, investigados pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pela Polícia Federal (PF).
O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou que a AGU buscará responsabilizar as entidades envolvidas e recuperar os valores desviados.
A AGU também anunciou a exoneração do procurador-geral do INSS, Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho, e indicou Elvis Gallera Garcia como seu sucessor. Medidas administrativas adicionais, incluindo processo correcional, também foram determinadas.
Com informações da AGU
Publicado por Carolina Ferreira