Agro brasileiro pode se beneficiar de tarifaço, diz Mercadante
Mercadante aponta oportunidades para o Brasil no setor agropecuário com as novas tarifas de Trump. Ele destaca a importância de aumentar a capacidade de refino da Petrobras para se adaptar às novas condições comerciais globais.
Aloízio Mercadante, presidente do BNDES, acredita que o setor agropecuário brasileiro pode se beneficiar do tarifaço imposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
Mercadante afirmou que a nova política econômica do republicano abrirá mercados para o Brasil na agropecuária, uma vez que os EUA são concorrentes nesse segmento. Ele ressaltou que o Brasil foi tarifado em 10%, menos que outros países como África do Sul (30%) e Índia (26%).
Ele também comentou que a confrontação comercial entre EUA e China gera tensão no comércio global, impactando economias e investimento. Mercadante destacou que Brasil e América do Sul foram preservados e que novas relações comerciais devem ser buscadas.
Mercadante recomendou que a Petrobras amplie sua capacidade de refino para aproveitar a autossuficiência energética diante das tarifas globais. Ele citou a necessidade de explorar a Margem Equatorial para entender seu potencial produtivo.
Por fim, mencionou que a Petrobras possui um histórico de segurança e adota medidas ambientais rigorosas, garantindo que não houve acidentes relevantes durante sua exploração.