Agenda: Tesouro divulga resultado fiscal do semestre, e Planejamento detalha descontingenciamento
Diversas divulgações econômicas e reuniões marcarão a última semana de julho, com foco na dívida pública e planejamento orçamentário. Além disso, ministros do governo intensificam esforços para lidar com tarifas dos Estados Unidos.
Última semana de divulgações econômicas do governo federal
A semana começa com a divulgação do relatório mensal da dívida pública pelo Tesouro Nacional, referente ao mês de junho e ao 1º semestre de 2025, na segunda-feira (28), às 14h30, seguida de coletiva de imprensa às 15h.
No terça-feira (29), o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) se reúne, também às 14h30. A pauta ainda não foi informada.
Na quarta-feira (30), o Tesouro Nacional apresenta o resultado do governo central de junho e do 1º semestre de 2025, com hora a ser definida, mas os dados devem ser divulgados à tarde.
Além disso, o Ministério do Planejamento e Orçamento publicará o Decreto de Programação Orçamentária e Financeira, que detalha o descongelamento de R$ 20,6 bilhões no orçamento, no "Diário Oficial da União".
Vale ressaltar que o resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) será divulgado, excepcionalmente, na primeira semana de agosto pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio) continuarão despachando em Brasília, buscando reverter o tarifaço imposto pelos Estados Unidos ao Brasil. Espera-se que eles apresentem um plano de contingência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a semana.
Na segunda-feira, eles participarão do evento de sanção do programa Acredita Exportação no Palácio do Planalto, às 16h.